Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mario de Andrade eram, principalmente amigos. Juntos, foram os grandes responsáveis pelo avanço do modernismo no Brasil. Juntos, organizaram a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Juntos.

Eles não eram iguais. Personalidades, gostos e talentos eram diferentes. Complementavam-se. A amizade e o desejo de mudança os uniram. Ficaram conhecidos como o Grupo dos cinco. Nunca mais foram esquecidos. 

A pluralidade é o que nos une. O nome do nosso site é uma homenagem aos artistas dos anos 20, mas também diz muito do que somos. Temos personalidades, interesses e talentos diferentes. Não temos as mesmas posições políticas, nem as mesmas religiões ou visão do mundo. Mas estamos sempre juntos. Somos amigos, é isso que nos une.

anita_malfatti_o_grupo_dos_cinco_1922
Desenho do “Grupo dos Cinco”, por Anita Malfatti

Por isso, decidimos criar o “Grupo dos cinco”, aqui o leitor encontrará reportagens, contos, crônicas, análises, resenhas, podcasts tudo feito por nós, cinco estudantes de jornalismo de Londrina.

O grupo dos cinco é formado por, Robson Fridman, uma das pessoas mais fanáticas por futebol que você conhecerá. Bruna Tukamoto, uma daquelas estudantes de jornalismo ansiosas para conhecer pessoas e contar histórias. Luana Faria, atleta, apaixonada por esportes em geral. Rodrigo Nolasco, a nossa voz, trará toda a calma mineira para as nossas reportagens e Danilo Brandão, que ama literatura e arte da escrita.

13335691_1784568428445550_8581870505192189115_n

Somos nós, os cinco. O grupo dos cinco. Espero que gostem desse projeto. Nós estamos ansiosos para começar.